sábado, 24 de dezembro de 2011

O NATAL PELO MUNDO

Natal é época de família, de se reunir com pessoas que realmente importam, de confraternizar, trocar presentes, comer coisas deliciosas, além do significado religioso que é o nascimento de Cristo. Cada cultura tem as suas tradições de Natal e decorações maravilhosas que se espalham pelo mundo. Reunimos aqui algumas fotos e fatos legais sobre em Natal em diferentes países.

BRASIL

Parque do Ibirapuera - São Paulo


Avenida Paulista - São Paulo


No Brasil Natal é significado de família reunida e muita comida (além do significado religioso claro)! Quando começa dezembro os shoppings e lojas ficam lotados, e as cidades se enfeitam de luzes, Papais Noéis, anjos e tudo mais. Tudo fica lindo!! Nessa época do ano as pessoas viajam o Brasil inteiro apenas para estar com a família. Dia 24 acontece a ceia de natal e trocam-se alguns presentes, já no dia 25 é quando o Papai Noel realmente aparece e as árvores ficam cheias de presentes para as crianças. Nesse dia acontece o almoço de Natal onde come-se mais ainda. As comidas tipicas de Natal aqui são o tender geralmente com algum molho doce, pernil, peru, arroz de champagne, nozes, uvas passas e outras frutas. A noite de natal aqui no Brasil é muito mais do que trocar presentes, é conversar, colocar o papo em dia, se divertir, retomar laços, se reencontrar com pessoas queridas, enfim o significado real do Natal é estar em família.

Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro



ESTADOS UNIDOS

Rockefeller Center - Nova Iorque


No paraíso das compras o Natal é época de lojas mais cheias, mas além disso tem também as fantásticas decorações pelo país inteiro que só eles sabem fazer. Assim como no Halloween, no Natal eles não economizam nos enfeites, as casas ficam todas enfeitadas, e os principais pontos turísticos também. Tudo respira Natal, e para ajudar mais um pouco na decoração é inverno, ou seja, em boa parte do pais isso significa NEVE! Tem coisa mais linda que neve no Natal? Lá, em cidades menores, ainda tem a tradição de grupos de vizinhos se reunirem e cantarem canções natalinas, indo de casa em casa, ou em estabelecimentos. E na noite de Natal, além do tradicional peru, eles ainda comem rosbife, purê de batata... Uma bebida tradicional no Natal por lá é o eggnog, feito com ovos, leite açúcar e ás vezes eles colocam rum também! No começo de dezembro acontece em NY a Tree-Lightning Cerimony, cerimonia na qual a árvore de natal do Rockefeller Center é acesa.

Fachada de uma casa no interior dos EUA



ITÁLIA

Decoração de Natal em Veneza


Na Itália a tradição é a troca de presentes acontecer só no dia 6 de janeiro, que foi quando os 3 reis magos visitaram o menino Jesus, isso é chamado de Epifania. Lá o significado religioso do Natal é muito forte. No dia 24, depois da ceia, as pessoas esperam dar meia noite e vão para a missa. Por lá, no Natal eles costumam comer peixes de todos os tipos, frangos, risotos, raviolis, peru, sopas e doces como marzipã, tortas diversas, nozes, frutas secas, tudo isso regado a muito vinho, rum, licores e champagne. Eles também tem muitas tradições como por exemplo na maioria das regiões deve-se manter o fogo aceso até o dia seguinte; quando da meia noite troca-se uma camisa vermelha antiga por uma nova (para evitar doenças); em algumas regiões não come-se maçã (por causa do pecado original) e em algumas regiões só é permitido ter 13 pratos diferentes durante a ceia. 

Itália



JAPÃO

Decoração de natal no Japão


Lá, ao contrário de muitas partes no mundo, o Natal só tem significado religioso para alguns, mas a celebração acontece pela festa ter caído no gosto dos japoneses. Lá também acontece a tradicional troca de presentes (na maioria eletrônicos), e há também a ceia, com direito a peru, nozes e tudo mais, porém eles também servem sushis e sashimis, dando um toque da cultura japonesa nessa festa.

Decoração de natal no Japão



ÍNDIA

Rua na Índia decorada para o natal


Na Índia o Natal era geralmente celebrado apenas pelos cristãos, mas hoje tomou conta do país todo. Muitos prefeitos decoram as cidades e as lojas também entram no clima, afinal também é época de compras. Eles decoram as árvores tipo pés de manga e bananeiras com lamparinas, e usam as folhas dessas arvores para decorar as casas.

Bananeira decorada para o Natal



MÉXICO

Natal no México


No México a celebração começa dia 16 de dezembro, quando celebram as posadas, que são festas em comemoracao da historia de Maria e José durante sua busca por um lugar para resguardar-se durante sua ida a Belém. Cada dia a celebração ocorre em uma casa diferente. A famosa Pinata ( um vaso de barro ou de papel de jornal que é pendurada no teto cheio de doces e as crianças tentam quebra-las de olhos vendados com um pedaço de pau) é parte essencial essa celebração, e os calientitos, bebida  típica das posadas, assim como as músicas especiais fazem parte das Posadas. Já no dia 24 de dezembro a ceia antes do natal é realizada com comida típica mexicana, e no dia 25 a família toda se reúne para trocar os presentes.

Decoração de Natal no México



LAPÔNIA

Lapônia


A Lapônia é conhecida como a original terra natal do Papai Noel, por isso resolvi incluí-la nessa lista. É uma região muito fria, neva bastante, e tem grandes períodos onde o sol não aparece. O Natal na Lapônia começa com o por do sol do dia 24, quando as emissoras de rádio e televisão locais apresentam mensagens de prosperidade e amor à todos os moradores. Logo em seguida todos preparam suas arvores e seus presente. Acabada essa etapa todos se dirigem ao cemitério onde visitam os túmulos de seus entes queridos e acendem velas. De volta às suas casas a ceia começa. É muito comum por lá as pessoas realizarem a ceia com as portas abertas, assim qualquer um que passe pelas ruas é bem vindo para ceiar com eles. É comum também as crianças colocarem para fora de casa, nas portas, leite e arroz, para as renas do papai noel enquanto ele entrega os presentes. Todos os anos milhares de crianças enviam cartas para a casa do Papai Noel na Lapônia, pedindo brinquedos, amor e paz.

Natal na Laponia


Natal na Laponia




Fotos: Reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário